D'Arthy Gráfica

Impressão offset: como funciona esse processo?

Impressão offset: como funciona esse processo?

Hoje, viemos explicar com muito mais detalhes sobre a impressão offset. É importante entender todas as vantagens desse processo, que ainda é o mais utilizado pelas gráficas. Mas, se antes de conferir mais sobre essa técnica, você quiser ler um pouco sobre pré-impressão e CTP (computer to plate), veja as matérias que já temos aqui no blog!

O que é a impressão offset?

A palavra offset pode ser interpretada como “fora do lugar”, derivado do nome “offset litography” (que significa, literalmente, litografia fora do lugar), uma menção ao fato de que é feita de forma indireta, na qual o papel entra em contato com uma matriz. 

Isto é, esse processo é realizado por meio da repulsão entre a água e a tinta gordurosa com uso de placas intermediárias. Esse tipo de impressão é ideal para pequenas, médias e grandes tiragens, já que o papel corre pelas máquinas, sem necessitar da intervenção para reproduzir imagens e textos. 

Como funciona?

Esse método funciona de uma maneira em que a imagem não é feita diretamente no papel. Confira o passo a passo para entender melhor:

  • Prepara-se uma chapa metálica para tornar-se fotossensível. Com isso, o local que foi protegido da luz atrai a tinta e o restante atrai apenas a água que não atinge o papel;
  • Depois de pronta, é colocada em um cilindro, que irá rolar por outro menor, que contém a tinta. Então, a substância gordurosa (tinta) irá colar na imagem, enquanto o resto ficará em branco;
  • Um cilindro com uma blanqueta (placa de borracha) irá rolar em cima daquela que já está pintada e absorver melhor a tinta. Essa parte de borracha é o que oferece a fricção de que o papel precisa.

Tipos de impressora offset

Na impressão offset, as máquinas usam folhas soltas (planas) ou bobinas de papel (rotativas). 

Rotativas: muito utilizadas na produção de jornais, por serem mais rápidas. No entanto, a qualidade de detalhes é menor. Existem, também, as máquinas rotativas de alta qualidade, presentes em gráficas grandes que fazem revistas de alta tiragem, como a D’Arthy.

Planas: fazem cartazes, livros, folhetos, folders etc. Por terem uma qualidade de detalhes maior do que a rotativa, seu processo é feito em folhas soltas. 

Quais são as vantagens?

Permite melhor custo unitário para médias e grandes tiragens. É rápida, produzindo milhares de folhas por hora. E, ainda, possibilita uma flexibilidade muito maior em formatos, cores e acabamentos.
Quer fazer o seu material com uma qualidade diferenciada? Aqui na D’Arthy temos impressoras offset planas e rotativas que oferecem todas as vantagens. Fale conosco hoje mesmo e peça um orçamento (11) 4446-4600/ darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário