D'Arthy Gráfica

Descubra como funciona a pré-impressão e sua importância

Descubra como funciona a pré-impressão e sua importância

A produção gráfica tem uma série de passos relacionados que são responsáveis pelo produto final. O processo de impressão é dividido por três grandes etapas: pré-impressão, impressão e acabamento. 

O que é pré-impressão?

Fase é muito importante pois engloba todo o conjunto de procedimentos empregados antes da impressão em si: briefing, fechamento do arquivo e obtenção das matrizes intermediárias, dependendo do tipo de tecnologia que a gráfica utiliza.

Nesse momento quaisquer erros podem ser corrigidos. Dessa forma, o produto final fica da maneira que foi idealizado, já que a fase trata de adequar os arquivos e preparar dos planos de impressão. Cada tipo de produto tem diferentes especificidades, materiais e procedimentos específicos. 

Fluxo da pré-impressão

Briefing

O briefing é utilizado em qualquer área da criação, não somente na hora da produção de peças gráficas. Nele, são definidos o público-alvo, suas preferências para o projeto, objeções e observações. 

Permite o desenvolvimento de propostas de design, layout e avaliação da criação da peça, características e recursos que serão utilizados no projeto. Depois disso, é o momento de montar os textos e imagens com as informações previamente levantadas. 

Criação do layout

Em seguida, temos parte da criação do layout na qual é estruturado o espaço para cada elemento, materializando as ideias pensadas na hora da criação. O profissional que cuida dessa parte criativa é o designer, que precisa entender a proposta da sua comunicação para desenhar um material assertivo.

Texto, imagens, cores e todos os elementos dessa fase devem ser pensados diretamente para seu público-alvo, previamente definido, e fazer sentido com sua identidade visual. Para montar um layout chamativo, é preciso contar alguns softwares de tratamento de imagem os quais ajudam a deixar tudo na melhor resolução possível. 

Fechamento do arquivo

Em seguida, vem o fechamento do arquivo que deve estar em um dos seguintes formatos: PDF/X1-A, PDF/X-3 e PDF/X-4.

PDF/X1-A

Foi o primeiro formato criado como padrão para impressão gráfica e ainda é o mais aceito no mercado. Ele reúne e mantém no arquivo todos os itens que são essenciais para proporcionar maior qualidade no produto final como: requerer todos os objetos em CMYK, tipografias incorporadas, sem transparências e sem multimídia. 

PDF/X-3

Muito semelhante ao anterior. Sua única diferença é a utilização de tipos de cor variados, como RGB, LAB e ICC. 

PDF/X-4

Uma versão aprimorada do PDF/X-3, assegurando uma impressão muito mais fiel. Simplifica as informações do arquivo, tornando a leitura das impressoras mais fácil do que os formatos anteriores. 

Padrão de cores

RGB e CMYK são dois padrões de cores diferentes. O RGB (red, green e blue) é o sistema usado em monitores de computador e televisores em geral. Já o CMYK (ciano, magenta, yellow e black) é o utilizado pelas impressoras domésticas e na técnica de offset. Por isso, ao fechar seu arquivo para imprimir, escolha o padrão CMYK.

Cuidado com a sobrecarga de preto

O K de CMYK significa black e não deve chegar a 100% em nenhum arquivo final, pois gera uma sobrecarga de tinta no impresso e, por consequência, manchas e tons diferentes do que os pré-definidos. Tal fator compromete a qualidade final do projeto.

Web Approval

A D’Arthy trabalha com um portal de aprovação online, o qual permite que você realize o gerenciamento dos arquivos para impressão em um ambiente completamente seguro. Por meio de acesso remoto, a ferramenta possibilita também o envio, visualização, alteração e aprovação dos arquivos. 

Dentro dessa plataforma, que pode ser acessada de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, todas as informações são criptografadas, oferecendo confidencialidade do projeto. É uma forma de acompanhar, em qualquer momento, o status do seu pedido.

CTP (computer to plate)

Sistema digital que permite maior controle da pré-impressão e possibilita a gravação de chapas de impressão, com uma eficiência muito grande. No CTP, são evitadas potenciais perdas de qualidade que podem acontecer durante o processamento do filme e as chapas são produzidas em menor tempo, com um custo também menor de produção, sem os defeitos que outras formas menos tecnológicas podem causar no produto final.

Na semana passada, falamos tudo sobre CTP, confira aqui!

Aqui na D’Arthy Gráfica, operamos em sistemas completamente digitais, oferecendo recursos que garantem a qualidade total do projeto. Ainda, contamos com uma equipe de pré-impressão, que fica à sua disposição durante todas as etapas do trabalho. 

Precisa de um impresso? Fale conosco: (11) 4446-4600/ darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário