D'Arthy Gráfica

Tamanho do folder: como saber se escolhi certo?

Tamanho do folder: como saber se escolhi certo?

Produzir um material para a comunicação de sua empresa, como um folder, exige planejamento que envolve decidir desde o que pretende ser comunicado, qual o objetivo, análise do conteúdo, tamanho do material entre outros pontos. 

O folder é um dos materiais mais utilizados no mundo dos negócios para comunicar de diferentes maneiras. A palavra folder significa folheto e tem como objetivo levar informação junto com as imagens. O diferencial deste impresso é que ele também pode conter dobras, de modo a separar melhor o conteúdo disponibilizado. 

Para auxiliar na escolha do melhor tamanho de folder, produzimos esse texto, com dicas e informações interessantes. Confira!

Objetivo do folder

Para dar um up na comunicação do seu negócio, você decidiu fazer um folder. Ótimo! Mas qual o objetivo? O folder pretende levar uma informação institucional, apresentando uma empresa/produto ou comunicar sobre uma promoção imperdível?

Defina qual o objetivo do material, assim é mais fácil selecionar o que irá fazer parte do conteúdo no folder. Tal fator também acaba auxiliando na busca de imagens. Por exemplo:  quando o folder é para apresentar uma empresa, imagens mais profissionais tornam o impresso mais sofisticado.

Já com relação a um folder promocional, trazer cores mais atrativas e palavras em tamanhos maiores atrai mais os olhares do público. 

Escolha o formato 

Após definir o objetivo do material, é hora de escolher o formato do folder. O que vai influenciar é a quantidade de informação que você pretende disponibilizar. Por exemplo, para uma pizzaria é interessante produzir um folder com duas dobras para acrescentar os pratos servidos e os valores. 

Mas, se o caso for uma divulgação de um evento, um folder de uma dobra pode ser o suficiente. Assim, vale incluir informações sobre valores, horários, cronograma etc.

Leve sempre em consideração deixar um espaço entre cada frase para dar mais leveza.

Quando o conteúdo fica muito apertado, a leitura é prejudicial ao público o que também faz com que ocorra a perda de interesse na mensagem. Por isso, além da informação a ser passada, analise o espaço de respiro para definir o formato. 

Tamanhos mais utilizados

No mercado gráfico, existem alguns tamanhos que são mais presentes na divulgação de empresas e serviços. Dentre eles, estão os tamanhos:

  • 10×15 cm;
  • 10×21 cm;
  • 15×21 cm;
  • 21×30 cm.

O formato 10×15 cm é quase do tamanho de uma fotografia, e costuma ser mais utilizado para promoções, convites e apresentação de um produto. Um pouco maior que o 10×15, existe a opção 10×21, muito usada para divulgar empresa/produtos, cardápios de restaurantes e eventos pequenos.

Para quem precisa de algo maior, o formato de 15×21 pode ajudar. Ele é ideal para comunicar um produto com mais riqueza de detalhes, como uma festa, festivais (com cronograma para cada show), promoções em geral, propaganda de um imóvel entre outros.

Mas, se você preferir um formato maior, o ideal é o tamanho de 21×30. Esse tipo de folder é perfeito para divulgar, dando mais presença a sua informação. Esse tamanho pode ser utilizado para diferentes fins, desde uma apresentação de um produto com mais detalhes, informações da empresa e serviços prestados, propaganda com muitas imagens, um cardápio mais detalhado de um restaurante etc.

Importante: a escolha da gráfica!

Você já sabe o objetivo do seu folder, já tem em mente o formato, com duas ou uma só dobra, e também já sabe o tamanho que gostaria de fazer. Agora, chegou o momento de escolher a gráfica responsável por dar vida ao seu projeto. 

A D’Arthy possui uma variedade de exemplos de folder para você, além de utilizar a tecnologia mais atualizada na sua impressão. Nosso parque gráfico possui maquinário de última geração, o que nos permite realizar alta tiragem e atender diferentes tipos de negócios. 

Quer fazer seus folders com excelência e pontualidade? Então fale com a D’Arthy hoje mesmo e peça um orçamento (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário