D'Arthy Gráfica

Glossário da gráfica: significado dos principais termos usados

Glossário da gráfica: significado dos principais termos usados

No mercado gráfico, existem vários termos únicos e especiais para cada acabamento, tipo de encadernamento e tecnologia de impressão. Pensando nisso, criamos um glossário de termos técnicos para todos aprenderem sobre esse mundo. Confira!

ALVURA

Refere-se à refletividade de uma folha em uma luz específica, normalmente em condições padronizadas por um instrumento calibrado. Papéis de alta alvura produzem maior contraste de tintas gráficas pretas e aparência mais viva de tintas coloridas.

A2/A3/A4/A5

São as medidas das folhas disponíveis e mais utilizadas no segmento gráfico.

ARQUIVO ABERTO/FECHADO

O arquivo aberto é o formato no qual, ainda editável, é possível fazer alterações. Já no fechado, que é normalmente um PDF, não há mais chance de mudar muitas coisas. Salvar seu projeto da forma correta é essencial para garantir que o produto seja reproduzido conforme enviado para a gráfica.

BLANQUETA

Durante o processo de reprodução offset, é a superfície de borracha que envolve o cilindro que transfere a imagem da chapa para o papel.

BRIEFING

Um documento feito antes de iniciar a confecção em si; especifica todas as referências e fatores indispensáveis para o material.

BONECO

Especialmente montado para aprovação, simula exatamente a revista ou livro para melhor entendimento de como ficará o produto final.

CTP (computer to plate)

Na impressão offset atual, com uma tecnologia mais aprimorada, o CTP (computer to plate) é o método que dispensa fotolito. Dessa forma, o conteúdo é reproduzido diretamente na chapa.

CMYK

Somatória de cores ideal para impressos, é a abreviação de Cyan (ciano), Magenta, Yellow (amarelo), Black (preto). A proposta é reproduzir as tonalidades da maneira mais fiel.

DPI

Abreviação para a expressão em inglês “dots per inch”, é o conhecido pontos por polegada (PPP) e é comumente usado para referir-se à resolução da imagem. Indica-se que, para impressão, o arquivo final tenha pelo menos 300 DPI.

ENCADERNAÇÃO

É o processo de juntar todas as folhas para formar um livro, apostila, revista entre outros. Pode ser feito com espiral, grampos, cola (hotmelt ou PUR), wire-o e lombada.

FSC (Forest Stewardship Council)

O Conselho de Manejamento Florestal é uma organização que certifica as produções gráficas que são ambientalmente responsáveis. Isso quer dizer que as empresas que têm esse selo de aprovação contribuem com o meio ambiente, algo que a D’Arthy possui com muito orgulho.

GRAMATURA

Medida que especifica a massa do papel por metro quadrado (g/m²). Geralmente, é confundida com a espessura, porém não são a mesma coisa. Confira mais sobre o tema nesse texto.

HOT-STAMP

Uma técnica de acabamento com a escrita metalizada, feita por uma chapa quente. Esse tipo de impressão em alto relevo ajuda a entregar um ar de sofisticação para o produto final, e é usado em diversos tipos de peças.

IDENTIDADE VISUAL

Todo o conjunto de símbolos, fontes, imagens, cores e outros elementos visuais que, quando combinados, formam uma marca, conferindo personalidade para a empresa. Esses componentes devem estar presentes em impressos, ambientes e tudo que possa ser relacionado ao negócio.

SANGRIA

Na hora da produção de qualquer material em que haja contato do conteúdo com os limites da folha, a sangria (extrapolação da área do papel) é necessária. Não é a mesma coisa que a margem de segurança, já que essa é a medida que deve ser considerada dentro do limite do corte. 

Esses são alguns termos muito utilizados no dia a dia da gráfica que você deve saber! Quer fazer sua divulgação impressa com materiais da maior qualidade? A D’Arthy é especializada em altas tiragens e excelência na produção. Entre em contato conosco e peça um orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário