D'Arthy Gráfica

10 dicas para lançar um livro pela primeira vez

10 dicas para lançar um livro pela primeira vez

Muitas pessoas colocam como meta de vida escrever pelo menos um livro. Isso pode ser um hobby divertido para uns ou virar a profissão de outros. Se o seu objetivo é levar isso a sério, saiba que são necessários alguns cuidados essenciais para criar um livro agradável e que obtenha boas vendas.

Se você possui dúvidas sobre como começar, não se preocupe. Aqui, apresentamos algumas dicas práticas que o ajudarão, desde a escrita até o lançamento da sua obra. Confira abaixo!
10 dicas para lançar um livro por conta própria:

1Defina o objetivo e comece a escrever
Antes de qualquer coisa: você sabe qual é o objetivo do seu livro? Ele será uma história de ficção ou não-ficção? Uma biografia ou livro de contos? É necessário ter isso em mente antes de começar, de fato, a produzir o texto.

Assim que tiver bem definido o gênero e objetivo do seu livro, comece com uma frase, depois um parágrafo e talvez, se tiver sorte, escreva um capítulo inteiro. Fique tranquilo, a escrita acontece aos trancos e barrancos, é um processo. Não desista!

2Revise, revise, revise e ainda peça para revisarem
Depois que você organizar as palavras e tiver certeza de que terminou a escrita do seu conteúdo, é hora de revisar. Essa etapa é fundamental, especialmente porque um livro cheio de erros dificulta a leitura e tira toda a credibilidade da sua história.

Por isso, antes de lançar um livro, verificar possíveis falhas deve ser sua prioridade número um. Além de editar o próprio trabalho, contrate um revisor profissional para ajudá-lo. Como diria o escritor Mark Twain, um dos ícones da literatura norte-americana: “escrever é fácil. Tudo o que você precisa fazer é riscar as palavras erradas”.

3 – Crie a folha de rosto
Ao abrir um livro, uma das primeiras coisas com que nos deparamos é a folha de rosto. Essa página serve como uma espécie de introdução à obra e traz informações que podem repetir a capa, como título e nome do autor, além de outros dados, como número de edição ou impressão, editora e nome do tradutor. Mesmo que muitos leitores não prestem tanta atenção nesta etapa, eles já esperam que a folha de rosto esteja dentro do livro.

4 – Observe outros exemplares antes de lançar um livro
Não é por acaso que muitos livros possuem aparência semelhante. Antes de iniciar os trabalhos de diagramação, layout e design, verifique outras obras que sejam do mesmo gênero ou que possuam público parecido com o seu para dar uma boa analisada. Isso também ajuda a ter uma ideia do tamanho que seu livro poderá ter. Com os novos hábitos de leitura das pessoas, em que elas nem sempre conseguem dedicar horas do dia para essa atividade, ter um livro gigante nem sempre é a melhor opção.

5 – Escolha a fonte adequada
Outro detalhe importante na hora de criar e lançar um livro é a escolha da tipografia. Pense em duas ou três fontes no máximo: uma para o título, outra para o corpo do texto e uma para as legendas. Você pode até optar por fontes padrões encontradas em todos os computadores, como a Arial ou Verdana, mas o importante é que elas se encaixem com o contexto da sua obra.

6 – Organize os capítulos
Uma das maiores dificuldades dos escritores de primeira viagem é montar a estrutura correta de capítulos. Uma forma simples de conseguir organizar os pensamentos e os conteúdos do seu livro é montando um mapa mental. Essa ferramenta consiste em pegar um pedaço de papel, escrever o tópico principal da sua obra no meio e, a partir desse nó central, começar a destrinchar os tópicos em uma espécie de árvore ramificada. Continue até incluir todos os pontos do seu livro e, com isso, você já conseguirá montar o índice.

7 – Crie uma capa
Sabe a frase “não julgue um livro pela capa”? Não se engane, os seus leitores vão fazer isso. As capas boas são aquelas simples e marcantes. Por isso, elas podem funcionar também como uma estratégia para convencer alguém a abrir o livro. Enquanto estiver observando outras obras, note também as capas, obtenha inspiração e brinque com várias opções. Se você não se sentir confortável em fazê-la sozinha, contrate um desenhista ou um designer para acompanhá-lo nesse projeto.

8 – Escolha uma gráfica de confiança
Contar com uma boa gráfica é fundamental para que o trabalho final valha tempo e dinheiro investidos. Uma gráfica como a D’Arthy fará todo o serviço de impressão do miolo e da capa, refilagem, costura, colagem e acabamento. Por isso, é importante que você confie no trabalho realizado pela empresa para que o material saia exatamente como o esperado, refletindo a qualidade que você empenhou para lançar um livro.

9 – Planeje a divulgação
Boa parte do sucesso que você deseja obter após lançar um livro vai depender do seu empenho em montar uma estratégia de divulgação. É possível realizar diversas ações, mesmo antes do lançamento, como criar postagens em redes sociais e criar uma base de e-mails para enviar newsletter. Além disso, organizar um evento também é uma boa ideia, mas saiba que para isso será necessário escolher local, horário e convidar as pessoas.

10 – Peça feedback
Essa etapa está listada por último, mas o feedback é importante ao longo de todo o processo. Durante o tempo todo, peça opinião dos amigos, familiares e profissionais. Você sabe bem o esforço investido para fazer isso dar certo, mas de nada irá adiantar lançar um livro se os seus leitores não se interessarem nele. Logo, só porque você ama o que escreveu não significa que isso funcione. Sempre obtenha uma segunda opinião, observe atentamente o que volta para você e faça as correções adequadas.

Aqui na D’Arthy, realizamos a impressão de livros de acordo com sua necessidade. Todos os nossos materiais contam com excelência em qualidade e cumprimento de prazos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário