D'Arthy Gráfica

Laminação fosca ou brilhante? Quando usar cada acabamento

Laminação Fosca

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na laminação fosca e na brilhante. Esses tipos de acabamentos são motivo de dúvidas para muitos profissionais, por possuírem efeitos diferentes no produto final. Porém, saber como explorá-las é uma forma de também diferenciar e valorizar os seus impressos. 

Para auxiliá-lo na escolha, apresentamos as características e diferenças entre a laminação fosca e brilhante. Nessa matéria, confira ainda quais as melhores aplicações de cada acabamento.

O que é laminação?

É um processo de acabamento gráfico que aplica uma película plástica ao material semelhante à plastificação, porém com melhor qualidade e durabilidade. Esse revestimento serve para proteger a impressão de avarias, evitando manchas e arranhões. 

Assim que o item é impresso, ele é colocado em uma máquina que prensa a camada sobre o objeto para que eles se unifiquem. É recomendado que a laminação seja feita em papéis com maior gramatura, pois pode acabar causando a curvatura, se feita em papéis finos.

Existem diversos tipos de laminação, mas cada uma possui suas propriedades e explorá-las é uma forma de diferenciação e valorização dos materiais. As mais comuns são a laminação fosca ou brilhante e explicaremos abaixo um pouco mais sobre os resultados diferentes que cada uma apresenta.

Laminação brilhante

Também conhecido como verniz UV, esse tipo de acabamento garante uma presença marcante, aumenta a nitidez e deixa as cores do material mais vivas. É utilizada para valorizar o produto e deixá-lo mais atrativo, sendo muito comum em capas de revistas, brochuras, cardápios e outros itens. 

Pode ser usado em uma das faces do material ou em ambas, esse tipo de revestimento confere uma textura lisa que não permite a escrita sobre o impresso com canetas esferográficas tradicionais. É necessária uma caneta especial, as chamadas canetas de CD, para que a tinta seja transferida para o papel que possui a laminação brilhante.

Com alta concentração de verniz, a laminação brilhante também pode ser utilizada em partes específicas do material junto com a laminação fosca, caso o cliente opte por esse tipo de personalização. 

Chamado verniz localizado, consiste na aplicação dessa laminação em espaços específicos, dando destaque aos detalhes como textos, objetos e ilustrações.

Materiais de aplicação:

Pode ser aplicado em quase todo tipo de material impresso como capas de livros, revistas e catálogos, cartões de visitas, embalagens, folders, marca páginas entre outros. Vale ressaltar: essa aplicação não é permitida no interior de embalagens alimentícias.

Laminação fosca

Já a laminação fosca costuma ser associada à sofisticação e elegância. Empresas costumam optar por esse tipo de acabamento para trazer um ar de profissionalismo e seriedade entre seus clientes.

Indicada principalmente para peças com fundo “chapado”, sem muitos detalhes de impressão, a laminação fosca tem o poder de corrigir ou disfarçar pequenos defeitos. Ela também aumenta a espessura e rigidez do material e, diferente do verniz UV, permite escrever na superfície com canetas tradicionais.

Outra vantagem desse acabamento é no manuseio da peça. Por conta do seu aspecto fosco, diminui o surgimento de marcas de impressão causadas pela gordura da ponta dos dedos e palma da mão.

Materiais de aplicação:

Comum em capas de livro, cadernos, agendas, cartões de visitas e embalagens, esse tipo de laminação enobrece o impresso e proporciona um toque acetinado e suave aos materiais.

Outros tipos de laminação

Existem também outros modelos de laminação que podem ser escolhidos na produção do material, tais como:

  • Soft touch
  • High gloss
  • Glitter
  • Holográfico
  • Relevo
  • Com aroma

Importância da laminação

A laminação tem um papel importante em destacar o material gráfico e deixá-lo mais interessante ao cliente. Assim como outros processos de acabamento, traz profissionalismo, enobrece o impresso e realça a marca diante da concorrência.

Além de toda sofisticação que a laminação traz ao material, esse procedimento não se limita apenas à estética. Um dos seus principais objetivos é justamente evitar o desgaste e desbotamento causados pelo ambiente e uso diário da peça.

Qual escolher: laminação fosca ou brilhante?

A escolha do tipo de laminação adequada à sua peça deve ser inteligente e cautelosa. O mesmo cuidado que o profissional tem ao desenvolver o layout e conteúdo do material deve ser tomado para definir o acabamento que valorize o produto final. 

Se você está em busca de cores vivas e um material de grande destaque, a laminação brilhante é a melhor escolha. Já, se você procura por um acabamento com toque mais sofisticado, a laminação fosca é a opção ideal.

— 

Se você está em dúvida para escolher qual a opção ideal para o seu impresso, conte com os profissionais da D’Arthy. Seja para a produção de livros, revistas, catálogos, manuais, guias, gibis, tabloides e muitos outros tipos de produto, disponibilizamos uma variada gama de acabamentos para o seu material. Entre em contato conosco e solicite um orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Junte-se à discussão Comentarios

  • Sérgio Ricardo disse:

    Boa tarde.
    Quero imprimir uma revista de um ensaio fotográfico. Como faço para saber os preços?
    Obrigado.
    Sérgio Ricardo.

Deixe um comentário