D'Arthy Gráfica

Qual papel usar no meu impresso? Conheça os tipos e aplicações

Qual papel usar no meu impresso? Conheça os tipos e aplicações


O projeto foi feito, você já escolheu a gráfica, porém ainda falta um ponto importante: a escolha dos tipos de papel. As folhas são a matéria-prima da peça gráfica e sua importância é incontestável. Não é à toa que existem hoje diversas opções no mercado, cada um com características próprias, apresentando melhor adequação a cada conteúdo desenvolvido.


É comum algumas pessoas se confundirem na hora de selecionar, mas é necessário ter cautela para não acabar prejudicando a qualidade. Para auxiliar nesse momento, apresentamos aqui os tipos de papel mais comuns disponibilizados para impressão e como aplicar cada um em diferentes materiais.

Antes do papel, qual projeto de impressão?


É necessário compreender que, mesmo antes de escolher o papel, você precisa definir o que irá imprimir. Cada projeto exige papéis, gramaturas e acabamentos diferentes. Um cartão de visita, por exemplo, possui propriedades bem diferentes de uma revista.


O ideal é contar com um profissional, até mesmo da própria gráfica onde o material será impresso, para que ele oriente no papel apropriado. Isso não apenas irá te poupar algumas horas como também impacta positivamente no resultado final.

Tipos de papel


Cada folha possui suas particularidades e formas de aplicação. As texturas, composições e aspectos são distintos de uma para a outra e isso influencia a produção de todo material impresso. Existem inúmeras opções no mercado e, para auxiliá-lo na escolha daquele que se encaixa melhor no seu projeto, listamos abaixo alguns mais comuns para impressões gráficas.

Papel sulfite


É o tipo mais comum, conhecido e utilizado pela maioria das pessoas principalmente em escritórios e impressões caseiras. O sulfite pode ser encontrado facilmente em papelarias e lojas de departamento.


Aplicação desse tipo de papel: documentos simples e trabalhos de impressão domésticos.

Papel offset


Utilizado em impressões offset e litográficas em geral, esse papel é bem parecido com o sulfite convencional, porém com qualidade superior. O offset também tem um acabamento liso, mas com mais durabilidade e resistência à umidade. Além de ser melhor para escrita, possui propriedades macroporosas, o que faz com que ele absorva mais tinta do que os outros tipos de papéis.


Aplicação desse tipo de papel: receituário, papel timbrado, livros, revistas, folhetos, cartazes.

Papel couchê


O nome “couchê ou couché” vem do francês e significa “camada”, característica que faz com que ele tenha um aspecto mais brilhante. Esse tipo de papel é bem resistente e possui uma textura lisa e uniforme. É muito utilizado para impressões de alta qualidade, pois possui microporos que mantém as cores mais fortes e vivas. Existem ainda dois tipos de couchê, o L-1 (possui brilho apenas em um dos lados) e o L-2 (com brilho em ambos os lados). É possível encontrar também o couchê matte, sua versão fosca.


Aplicação desse tipo de papel: cartão de visita, folders, flyers, panfletos em geral.

Papel fotográfico


Como o próprio nome indica, o papel fotográfico é feito especificamente para impressão de fotografias. Ele é uma variação do couchê com revestimento de polietileno e, por isso, é um papel resistente e com boa durabilidade. É muito indicado para impressões em jato de tinta, podendo ser encontrado tanto com acabamento brilhante ou fosco.


Aplicação desse tipo de papel: fotografias.

Papel kraft


Esse nome é dado a uma sequência de papéis na cor parda, mas que também podem ser encontrados nas cores amarelo, laranja, castanho e até mesmo azul. Eles são feitos com celulose não branqueada e é encontrado para comercialização principalmente em bobinas para fabricação de embrulhos.


Aplicação desse tipo de papel: sacos, sacolas e embalagens.

Papel reciclado


Após o processo de reciclagem, o offset ou sulfite se tornam esse tipo de papel com cor parda e aspecto distinto dos demais, podendo até ser mais resistente. Ele é perfeito para aqueles que desejam transmitir a ideia de sustentabilidade, porém costuma ter um custo um pouco mais alto, por conta do seu processo de produção.


Aplicação desse tipo de papel: bloco de notas, papel timbrado, livros de arte.

Papel Jornal


O papel jornal possui um custo mais baixo e costuma ser comercializado em rolos (para prensas rotativas) ou em folhas (para impressão comum em prensas planas). Sua superfície pode variar, sendo algumas mais ásperas, enquanto outras são mais alisadas e até mesmo acetinadas.


Aplicação desse tipo de papel: livros, jornais, revistas, material promocional, folhetos e talões.

Tipos de gramaturas


É possível identificar os papéis ainda pela sua gramatura, ou seja, o seu peso e volume. Ela é medida em gramas por metro quadrado de uma folha, sendo especificada em g/m².


Muitos não sabem, mas ela é um fator importante que influencia diretamente nos custos de impressão e distribuição, especialmente quando falamos em entregas por correio. Confira as principais gramaturas disponíveis no mercado e as diferenças entre cada uma delas.


De 54g a 75g: são os papéis mais comuns: finos, leves e mais descartáveis. Esse tipo de gramatura é recomendado para notas fiscais, pedidos, documentos simples e uso interno em geral.


De 75g a 90g: recomendada para papel timbrado, comunicados, propostas comerciais, contratos e outros documentos que exigem mais preocupação, essa gramatura também é muito usada em escritórios e em residências.


De 90g a 115g: esta gramatura costuma ser utilizada para materiais de divulgação, mas aqueles que não exigem alta durabilidade como panfletos e flyers simples, porém sem dobras.


A partir de 150g: recomendada para obter resultado de qualidade em folders dobráveis e flyers profissionais. Além disso, também é utilizada em livretos, catálogos e encartes.


De 250g a 300g: papéis mais pesados, robustos e resistentes. Ideais para a fabricação de cartões de visita, embalagens, convites e tags profissionais.


—-


A D’Arthy Gráfica dispõe de uma série de materiais para os seus impressos. Além de contar com a variedade e qualidade de impressão, é possível ainda receber a orientação dos nossos profissionais na escolha dos papéis mais apropriados para o seu projeto.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br

Deixe um comentário