D'Arthy Gráfica

Passo a passo da impressão: como funciona o processo de criação da arte?

Passo a passo da impressão: como funciona o processo de criação da arte?
Passo a passo da impressão: como funciona o processo de criação da arte?

Passo a passo da impressão: como funciona o processo de criação da arte?

Durante a concepção de qualquer peça impressa, são necessárias várias etapas. E o primordial, que definirá se será chamativa e atingirá seu objetivo, é o desenvolvimento da arte. Vamos falar um pouco mais sobre esse processo criativo e como ele é essencial para a realização dos materiais de divulgação

O profissional responsável por esse momento do projeto é o designer gráfico, cuja função é pensar em projetos visuais, para traduzir visualmente as intenções comerciais e estratégicas de um profissional, empresa ou instituição com relação a um produto, serviço ou evento. 

Mas, como ter certeza de que estamos proporcionando as informações que os designers precisam para criar um projeto de sucesso?

Briefing

Primeiramente, montamos um briefing com o máximo possível de detalhes sobre a estratégia que você quer para sua peça. Quando bem elaborado, serve como base para todo o processo criativo, então é obrigatório definir os seguintes pontos:

  • 1 – Objetivo
  • 2 – Público
  • 3 – Foco da peça
  • 4 – Diferenciais
  • 5 – Referências (se houver)
  • 6 – Prazo

Com esses dados, a chance de elaborar algo assertivo e chamativo é muito maior. Sendo assim, essa primeira etapa é básica na criação de qualquer arte, tanto para o designer, quanto para o redator, que fará o conteúdo. 

Texto

Não é só de imagem que vive a publicidade, mesmo na hora de desenvolver a arte, qualquer mensagem necessita de um texto. Pode ser uma chamada comercial, um parágrafo institucional ou uma pequena matéria, dependendo do que se tem em mente. Portanto, antes de começar a pensar no projeto gráfico em si, é necessário contar com um profissional especializado que irá realizar o conteúdo da sua peça. 

Pode parecer muito simples produzir um texto para entrar em um impresso publicitário, porém estamos em um momento no qual as pessoas são bombardeadas com informações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Apenas um redator vai conseguir criar aquela frase bem chamativa para o seu consumidor. Pense bastante nessa segunda fase!

Identidade visual

Seu negócio tem uma identidade visual, certo? Ela é um elemento fundamental para mostrar como é a imagem que você quer passar para o mercado, tanto para outros concorrentes, quanto para seus clientes. É a primeira impressão que todos terão do seu negócio e precisa estar em todos os materiais da sua empresa. 

Fornecer um manual da marca é imprescindível para o desenvolvimento da arte, já que vai guiar o designer nas  cores, tipografias e até nas formas que fazem mais sentido com a comunicação da sua companhia. Dessa maneira, quem receber um material de comunicação da sua organização saberá a qual instituição ela pertence, somente de bater o olho rapidamente. 

Cada um tem seu processo criativo

Além dos itens que mencionamos acima, é importante ter em mente que cada pessoa tem um processo criativo e uma forma de realizar os projetos. Por isso, antes de escolher o profissional certo para conceber sua arte, dê uma olhada no portfólio dele e veja seus trabalhos anteriores, e se ele combina com as ideias que tem para sua publicidade. 

Para garantir a impressão com a maior qualidade dos seus materiais impressos, fale com a D’Arthy hoje mesmo e peça um orçamento (11) 4446-4600/ darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário