D'Arthy Gráfica

Logística de material promocional: saiba como otimizar em sua empresa

Logística de material promocional: saiba como otimizar em sua empresa

Tratando-se de campanhas em pontos de venda ou lançamentos de produtos, é muito importante que os materiais promocionais cheguem com qualidade e pontualidade ao local. Afinal, tempo, trabalho e dinheiro foram investidos para a produção dessas peças. 

Para isso, é necessário integrar diversas etapas que vão desde a produção dos materiais na gráfica, armazenagem, gestão de estoque, transporte, montagem de kits e entrega, até a positivação no PDV.

Devido à grande demanda e à necessidade de atenção das empresas, o setor de logística de materiais promocionais tem crescido bastante. Se você também deseja otimizar essa área em sua organização, confira a matéria abaixo. 

O que é logística de material promocional?

Podemos definir essa área como aquela especializada nos processos de transporte, armazenagem e manuseio de materiais promocionais ligados ao marketing, trade marketing ou endomarketing.

Ao passo que o marketing promocional tem como objetivo fortalecer uma marca e aumentar as vendas, a logística promocional abastece essas ações e eventos com as peças certas. 

Como ferramenta, ela pode ser utilizada tanto por empresas do ramo alimentício, bens de consumo, indústrias, agências de comunicação, empresas de marketing promocional e muito mais.

Segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), esse segmento já movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano. A AMPRO afirma ainda que o planejamento logístico deve ser levado em consideração desde o início da elaboração de uma campanha ou evento, até a concepção da ideia, já que sua contribuição afeta diretamente a distribuição e a produção técnica dos materiais.

Como otimizar a logística de material promocional

Se você deseja ver as ações e os eventos de sua empresa com bons resultados, é necessário que a logística de material promocional funcione corretamente. Isso significa não apenas que o material seja entregue em suas melhores condições, como também no local e prazo corretos. 

É por meio desse serviço que a divulgação do seu negócio chegará ao cliente, por isso é muito importante que a gestão das peças gráficas seja bem planejada e otimizada. Confira abaixo as dicas que preparamos para ajudá-lo!

1. Prazos para cumprir

Entregar um material promocional no PDV exige prazos, e isso envolve não apenas as datas de chegada ao local como também o tempo para criação e entrega das peças, armazenagem, separação no estoque e transporte. 

Por isso, todo esse cronograma precisa ser muito bem planejado e executado para que não ocorra nenhum atraso. 

2. Gestão de estoque

Como dissemos, a logística de material promocional envolve algumas etapas e a gestão de estoque é uma delas. 

Para garantir que tudo ocorra como o esperado, é necessário compreender a demanda de cada ponto de venda e qual será a quantidade necessária de peças para atendê-la.

3. Processos bem alinhados

Existem alguns processos da logística de material promocional que exigem cuidado maior e até mesmo uma certa padronização na execução. Montagens de kits específicos e o manuseio de certos materiais, por exemplo, são alguns deles. 

Se essas etapas forem executadas pela equipe interna, é essencial que os métodos de trabalho estejam bem alinhados e formalizados entre todos. Já se uma empresa de logística for a responsável, todas as orientações e necessidades devem ser repassadas para evitar qualquer problema.

4. Alinhar produção e logística com uma mesma empresa

Existem quatro etapas principais que envolvem o trade marketing. Elas são: criação, fabricação, logística promocional e implementação/positivação. É possível contratar uma empresa diferente para cada uma das etapas, porém isso pode gerar custos mais altos e mais trabalho. Além disso, é muito possível que todos estejam desalinhados, gerando um transtorno, caso as expectativas não sejam atendidas. 

Nesse sentido, contratar uma empresa para realizar mais de um processo é a melhor opção, fazendo com que os níveis de qualidade sejam maiores, os prazos sejam atendidos e os custos estejam dentro do orçamento.

Aqui na D’Arthy, além de contar com serviços de qualidade na impressão e acabamento dos materiais gráficos, contamos ainda com uma eficiente frota própria de veículos, realizando entregas 24 horas por dia em todo o Brasil. Conte conosco na logística de material promocional da sua empresa. Peça já um orçamento: (11) 4446-4600 /  darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário