D'Arthy Gráfica

Dia Nacional do Gráfico: comemore a importância desse profissional


Dia Nacional do Gráfico: comemore a importância desse profissional

No dia 7 de fevereiro é comemorado o Dia do Gráfico, celebrando o trabalho desse profissional que desenvolve a impressão dos mais diversos tipos de materiais. Atuando desde a pré-impressão, impressão na matriz e acabamento, o gráfico possui um papel fundamental na criação de peças de qualidade para as organizações. 

No entanto, muitas pessoas desconhecem a origem dessa data. Por isso, apresentamos o significado da escolha desse dia, a história do profissional gráfico e, também, sua importância para a sociedade.

Por que foi escolhida essa data?

Esse dia tem como objetivo celebrar e relembrar a grande greve dos gráficos que aconteceu em São Paulo no ano de 1923.

Liderada por João da Costa Pimenta, os profissionais protestavam e reivindicavam por melhores salários e condições de trabalho. Até hoje, essa paralisação é lembrada como um dos maiores marcos para esse setor. 

O sucesso do protesto foi tão grande que levou também à criação do Sindicato dos Gráficos. Portanto, nada melhor do que reservar um dia do ano para homenagear essa importante categoria.

História do profissional gráfico

Podemos citar Johannes Gutenberg, inventor dos tipos móveis, como principal responsável pela criação dessa profissão e, consequentemente, a difusão do trabalho gráfico.

Ele aperfeiçoou a técnica de impressão de uma maneira nunca antes vista no mundo ocidental. Por meio de tipos móveis (moldes em alto relevo), a tinta era passada e fixada no papel. Assim, era possível produzir diversos materiais em alta escala e mais rapidamente.

Até então, para criar ou copiar um livro, era necessário contratar um escriba, fazendo com que os custos para a realização de uma unidade fossem muito altos. Portanto, a leitura era um hábito restrito apenas ao clero e à elite.

Com a invenção da impressão, o conhecimento se popularizou e foi disseminado, fazendo com que livros fossem produzidos em massa e se tornassem mais acessíveis ao povo.

Importância do profissional gráfico

É possível afirmar que a indústria gráfica tem passado por grandes mudanças e transformações nos últimos anos. Trabalhos que eram considerados manuais foram automatizados e os profissionais tiveram que se reinventar para permanecer competitivos no mercado de trabalho. 

Portanto, vale dizer que, além de atuar na impressão de diferentes tipos de materiais e papéis, seja para a produção de panfletos, livros, jornais, revistas, embalagens diversas e afins, o gráfico também deve ter conhecimentos que auxiliem os clientes nos processos de acabamento, pré-impressão e design. 

Afinal, realizar a impressão é algo que a própria máquina faz, mas não sem o comando de um experiente profissional, que tem todo o conhecimento de operação, execução e acertos necessários para que o produto final seja impecável. Ele ainda é fundamental para orientar o público na escolha do melhor papel, encadernação, acabamento mais adequado, layout para cada tipo de impresso, sendo um verdadeiro profissional das artes gráficas.


Hoje e em todos os dias, a D’Arthy celebra o trabalho desses profissionais tão importantes para transformar as ideias em realidade. Parabéns a todos os gráficos e que possamos comemorar juntos por muitos anos.

Se você deseja contratar uma gráfica de qualidade, com profissionais experientes e capacitados para a produção dos seus materiais, conte com a D’Arthy. A sofisticada tecnologia do nosso parque gráfico confere versatilidade para produzir uma ampla variedade de tipos, formatos e volumes de catálogos de acordo com a sua necessidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário