D'Arthy Gráfica

Cores especiais: o significado por trás de cada uma

Cores especiais: o significado por trás de cada uma

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância do design e como funciona o processo de criação da arte dos materiais gráficos. Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais em um aspecto muito importante da criação da sua identidade visual: as cores.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um campo de estudos que analisa como o ser humano se comporta perante as informações captadas pela visão. Explica o impacto que as tonalidades têm na nossa mente, e como se relacionam às nossas emoções e sensações de forma positiva ou negativa.

As pesquisas especiais com as cores começaram em 1666, com Sir. Isaac Newton, o qual descobriu que quando a luz branca passava por um prisma, separava-se em diversas cores e que suas combinações traziam tons diferentes. 

A “Teoria da Cor”, como conhecemos atualmente, foi idealizada pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que concluiu que a cor não depende somente do ambiente, mas da percepção que temos do objeto. 

Fundamental para compor um layout por oferecer muito mais eficácia ao material, os designers prestam muita atenção à psicologia das cores e como aplicá-las da melhor forma. Vale ressaltar que os estímulos que as cores trazem para nós se alteram conforme sua utilização na peça.

Veja alguns dados que reforçam a importância das cores na publicidade impressa, de acordo com a QuickSprout:

  • 80% das informações que assimilamos são captadas pela visão;
  • Mais de 90% dos consumidores escolhem o produto baseado no visual;
  • 84,7% acreditam que as cores são muito mais importantes do que outros fatores;
  • Mais da metade dos clientes deixaram de comprar algo porque não encontrarem na sua cor favorita.

O significado de cada cor

Amarelo

Quente e brilhante, em muitas culturas o amarelo simboliza divindade por ser a cor do sol. Traz a sensação de alegria, relaxamento, criatividade, sabedoria e esperança. 

Azul

Comumente ligado à calma e tranquilidade, essa cor profunda transmite bondade, serenidade, paciência, contentamento, espiritualidade, segurança, verdade, confiança, frio e conservadorismo.

Branco

Sempre usamos roupas brancas no Ano Novo pelo significado da paz, proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, precisão. A razão pela qual noivas usam o vestido nessa cor é porque passa inocência e juventude.

Cinza

Intelectualidade e espiritualidade, elegância, velhice, tédio e até respeito.

Dourado

Prestígio, luxo e riqueza, o dourado é a cor dos vencedores. Relacionamos à sabedoria, compreensão e iluminação. Seus sentidos mais negativos estão ligados à ansiedade e medo.

Laranja

Combinação da energia do vermelho com a alegria do amarelo, o laranja é entusiasmo, fascínio, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo. Faça peças motivacionais com esse tom por ele ser mentalmente estimulante. 

Marrom

Terra, madeira e natureza. Também relativo à agricultura e outras atividades ao ar livre. Ainda quer dizer seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.  

Preto

Cor do mistério, desconhecido, escuridão e medo. Pode ser poder, elegância, sensualidade e formalidade. Traz a sensação de profundidade, perspectiva e estilo.

Rosa 

É a paixão e intensidade do vermelho, suavizado com a pureza, transparência e integridade do branco. É compaixão, carinho, amor incondicional e romance. Ligado ao mundo feminino, tanto adulto quanto infantil.

Roxo

Combinação da estabilidade do azul e a energia do vermelho, o roxo demonstra realeza, poder, nobreza, luxo e ambição. Assim como magia, independência, criatividade, mistério. Pode evocar nostalgia.

Verde

Representa a natureza, crescimento, harmonia, frescor e fertilidade. Seus tons mais escuros estão ligados ao dinheiro e é a cor mais facilmente assimilada pelo olho humano. Como é uma mistura de amarelo e azul, engloba a clareza mental do primeiro com o discernimento do segundo. 

Vermelho

A cor do fogo e do sangue. Está profundamente ligada à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, paixão, desejo, ação e amor. Uma cor muito intensa que aumenta a taxa de respiração e a pressão arterial. 
Para produzir seus materiais com mais assertividade e dar destaque da forma certa, use as cores com sabedoria e escolha a melhor gráfica para reproduzi-las. Entre em contato com a D’Arthy e peça seu orçamento: (11) 4446-4600/ darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário