D'Arthy Gráfica

Conheça a aplicação de verniz para agregar valor às suas peças

Conheça a aplicação de verniz para agregar valor às suas peças

Se você quer agregar mais sofisticação e profissionalismo às suas peças gráficas, o ideal é investir em acabamentos especiais. 

Um dos processos de finalização mais utilizados é o verniz. Esse acabamento cria um aspecto estético superior e garante ao produto final um visual mais trabalhado e bonito, além de sofisticado. E a maior vantagem do efeito é que qualquer tipo de papel consegue recebê-lo com facilidade, independente da gramatura. Além disso, pode ser utilizado no total do material ou em algumas partes, com uma técnica especial. 

A aplicação pode ser feita tanto na frente quanto no verso do projeto, de acordo com a sua necessidade. Para conferir ainda mais destaque, você sempre pode fazer uma laminação fosca antes de aplicar o verniz, pois o contraste fosco/brilho ajuda a realçar ainda mais.

Conheça mais sobre esse tipo de acabamento!

Tipos de verniz

Base de óleo

Parecido com as tintas convencionais, ele geralmente confere um aspecto fosco ou brilhoso. O verniz à base de óleo é composto por resinas e tem menor custo, por isso o tempo de secagem é maior do que outros.

Por ser à base de óleo, é muito resistente à umidade, fato que aumenta potencialmente a sua durabilidade. No entanto, com o tempo, ele pode ganhar um aspecto amarelado.

Base de água

Como já aponta o nome, tem a base mais líquida por ser resultado da combinação de água e outros químicos adicionais durante seu método de produção. A secagem deste tipo de verniz é muito mais rápida.

As principais vantagens são:

  • Rápida secagem;
  • Maior proteção ao impresso;
  • Aplicação imediata durante a impressão;
  • Ganho de tempo nas fases seguintes de produção (corte/dobra).

Verniz UV (ultravioleta)

É o mais comum na hora da produção dos impressos e tem este nome porque necessita das lâmpadas ultravioleta na hora da secagem. Ele se destaca por possuir um brilho maior com relação aos outros, por isso é considerado de maior qualidade. Existe uma técnica que permite que ele seja aplicado em locais pontuais do projeto.

Dicas na hora de aplicar

  1. Não coloque em pequenos detalhes, como textos ou vetores com linhas finas, pois podem ocorrer falhas durante o processo de gravação de tela e na aplicação;
  2. A aplicação é uniforme, por isso não é permitido utilizar nenhum efeito de sombreamento;
  3. É comum ocorrer uma variação de até 1mm na hora da impressão. Na hora de montar seu produto gráfico considere esta pequena oscilação;
  4. Não é recomendado o uso do efeito nas extremidades do material gráfico, porque pode descascar durante a utilização do produto;
  5. Verifique se a máscara que você quer utilizar se encaixa na arte criada. 


Faça o seu verniz com a D’Arthy! Somos uma gráfica de alta tiragem, conhecida pelas soluções completas em acabamentos. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário