D'Arthy Gráfica

Como identificar um acabamento profissional?

Como identificar um acabamento profissional?

A estética do seu material gráfico depende muito do tipo de acabamento que você escolher. Os efeitos de finalização são essenciais para chamar atenção do público. Ainda mais quando estamos falando de ações de publicidade, o visual é quase tão importante quanto o conteúdo na hora de causar um impacto positivo.

Acabamento gráfico é o nome das ações realizadas com o objetivo de chegar ao resultado de um produto. Depois das etapas de desenvolvimento da arte, diagramação e impressão entre outras, a gráfica utiliza algumas técnicas que contribuem para a sofisticação estética do seu projeto.

Existe uma infinidade de finalizações no mercado gráfico e algumas se tornaram muito importantes principalmente por sua funcionalidade. Já, outras se apoiam mais na percepção visual de quem está produzindo o produto final.

É isto que vai entregar uma maior qualidade e um aspecto profissional, pois melhora todo o aspecto da obra e pode levar um simples pedaço de papel a ser um cartão ou folheto bem elaborado. Desta forma, a peça se torna mais envolvente e faz toda a diferença para a publicidade de uma marca. Um acabamento profissional pode ser a diferença entre  sucesso e fracasso de vendas.

Por isto, existe uma grande variedade de recursos e técnicas diferentes que podem ser utilizadas na hora da produção deste tipo de finalização. Na hora de escolher a melhor gráfica para montar o seu projeto, aproveite e analise os trabalhos que foram realizados anteriormente e veja como foi feito para ter referências antes de escolher o acabamento.

Como escolher o melhor acabamento para sua peça?

Algumas gráficas são especializadas nesta última etapa. A D’Arthy Gráfica é uma delas, mesmo que não façamos apenas isto. Na verdade, cuidamos de todo o processo de impressão. Um de nossos colaboradores sempre está acompanhando todos os passos da produção de cada material que entra em nossa gráfica. 

Porém, não basta escolher uma ou mais técnicas de acabamento aleatoriamente, pois isto não trará os efeitos que você espera e poderá ter o resultado oposto ao desejado. É necessário definir muito bem qual deles cairá melhor no produto final para que a arte, quando somada à finalização, garanta mais qualidade e uma satisfação total com o resultado final. 

Então, esta é uma decisão que deve ser tomada com ponderação e cuidado, no momento de criação da arte. É possível consultar um profissional especializado que possa ajudá-lo a levantar quais técnicas são as mais recomendadas para a sua peça gráfica. 

Outro fator que deve ser pensado antes é a escolha das cores que serão adicionadas ao seu projeto, já que elas trabalham junto ao acabamento para oferecer todo o destaque que você quer colocar no seu projeto.

Confira alguns tipos de acabamento

Encadernação

O processo de encadernação, bastante conhecido mesmo para o público não especializado, permite a junção de páginas para livros, revistas entre outros materiais. Este tipo de acabamento possui várias formas, como hot melt, wire-o, espiral e grampeamento entre outras. Além disto, é um exemplo de uma finalização que tem um aspecto mais funcional do que estético.

Laminação

Outro processo bastante popular. Nada mais é que a aplicação de películas plásticas sobre o papel, de modo a mudar o seu aspecto. A película pode ser:

  • Fosca: recomendada para impressos com muita quantidade de texto, pois o brilho atrapalha a leitura;
  • Brilhante: utilizada para gerar cores mais vivas, especialmente em capas.

Corte e vinco (faca de corte)

Corte e vinco são acabamentos gráficos que passam por lâminas moldadas em uma matriz de madeira. Como os cortes são feitos sob pressão em máquinas de corte e vinco, esta é uma excelente maneira de se conseguir formatos diferenciados em grandes quantidades.

Verniz

A aplicação de vernizes também é um acabamento gráfico muito comum em gráficas comprometidas com a qualidade de suas peças. A partir deste processo, o material ganha diferentes colorações, texturas e até aromas. Seu efeito final é de alta sofisticação, por isso costuma ser utilizado em cardápios e capas de livro.

Agora você já é capaz de identificar qual acabamento tem um aspecto profissional e qual não, certo? Conte para a gente nos comentários!


Faça o seu verniz com a D’Arthy! Somos uma gráfica de alta tiragem, conhecida pelas soluções completas em acabamentos. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.

Deixe um comentário