D'Arthy Gráfica

Tipos de encadernação: saiba como escolher para o seu material!

Tipos de encadernação: saiba como escolher para o seu material!

Como entender qual o tipo certo de encadernação que o seu material gráfico precisa? Primeiro, é ideal saber que essa forma de acabamento organiza as páginas para garantir que seja de fácil manuseio. Existem várias delas que podem ser utilizadas em diversas publicações como livros, apostilas, revistas entre outros. Conheça as principais!

Tipos de encadernação

São diversas possibilidades de encadernação que são indicadas dependendo da finalidade editorial que sua publicação terá. A técnica que você escolher vai ajudar na organização, seleção, apresentação e preservação. Por isso, é importante pensar também na função e qualidade do acabamento delas. Confira todos os formatos de acabamento e escolha o melhor para você.

Espiral

Muito utilizado e comumente conhecido, além de ser econômico, principalmente por conseguir suportar até 400 páginas de gramatura fina. A produção de uma encadernação em espiral começa com a realização de furos redondos feitos por uma máquina específica para isso. Esses furos são realizados começando pela capa, passando pelo miolo e saindo na outra capa. Depois, é inserida a espiral, que pode ser feita de metal ou plástico.

Canoa

A encadernação canoa consiste em dobrar as páginas do material gráfico e fixar o miolo na capa com grampos. Ela também é mais econômica quando comparada a outros modelos. O problema desse formato é que não deve ser feito com muitas folhas, porque elas se soltam muito facilmente.

Hot Melt/PUR

Se a sua peça precisa de um acabamento mais sofisticado, por ter muitas páginas, principalmente se estamos falando de livros, apostilas entre outros vale apostar nesse tipo de encadernação. Tanto Hot melt quanto PUR são técnicas de encadernação que adesivam as páginas na capa. 

Porém, a diferença entre eles é que Hot melt é mais indicado para aqueles que não serão muito manuseados e o PUR para os que são usados diariamente. Por isso, avalie com cuidado antes de escolher qual dos dois usar. 

Wire-O

O tipo de encadernação por wire-o (ou duplo anel) é considerado como uma  evolução do espiral tradicional, já que nessa forma é realizada com arames duplos, mais sofisticados.  Normalmente, é utilizado na produção de agendas, calendários e, até mesmo, cadernos. Isso ocorre porque ele permite que sejam utilizados papéis de diferentes gramaturas e o uso de capas flexíveis ou duras.

Com todas essas opções, está claro que, antes de escolher qual o tipo de encadernação que você vai utilizar, é necessário analisar quais os tipos de papéis, número de páginas e a finalidade do projeto que você quer produzir. Tenha tudo isso em mente e escolha qual é a melhor para você!


Quer produzir um material gráfico de qualidade? A D’Arthy é uma gráfica de alta tiragem, que oferece uma sofisticada tecnologia de impressão offset para os mercados editorial e varejista. Fale conosco: (11) 4446-4600/darthy@darthy.com.br

Deixe um comentário