

Conheça a aplicação de verniz para agregar valor às suas peças
Se você quer agregar mais sofisticação e profissionalismo às suas peças gráficas, o ideal é investir em acabamentos especiais.
Um dos processos de finalização mais utilizados é o verniz. Esse acabamento cria um aspecto estético superior e garante ao produto final um visual mais trabalhado e bonito, além de sofisticado. E a maior vantagem do efeito é que qualquer tipo de papel consegue recebê-lo com facilidade, independente da gramatura. Além disso, pode ser utilizado no total do material ou em algumas partes, com uma técnica especial.
A aplicação pode ser feita tanto na frente quanto no verso do projeto, de acordo com a sua necessidade. Para conferir ainda mais destaque, você sempre pode fazer uma laminação fosca antes de aplicar o verniz, pois o contraste fosco/brilho ajuda a realçar ainda mais.
Conheça mais sobre esse tipo de acabamento!
Tipos de verniz
Base de óleo
Parecido com as tintas convencionais, ele geralmente confere um aspecto fosco ou brilhoso. O verniz à base de óleo é composto por resinas e tem menor custo, por isso o tempo de secagem é maior do que outros.
Por ser à base de óleo, é muito resistente à umidade, fato que aumenta potencialmente a sua durabilidade. No entanto, com o tempo, ele pode ganhar um aspecto amarelado.
Base de água
Como já aponta o nome, tem a base mais líquida por ser resultado da combinação de água e outros químicos adicionais durante seu método de produção. A secagem deste tipo de verniz é muito mais rápida.
As principais vantagens são:
- Rápida secagem;
- Maior proteção ao impresso;
- Aplicação imediata durante a impressão;
- Ganho de tempo nas fases seguintes de produção (corte/dobra).
Verniz UV (ultravioleta)
É o mais comum na hora da produção dos impressos e tem este nome porque necessita das lâmpadas ultravioleta na hora da secagem. Ele se destaca por possuir um brilho maior com relação aos outros, por isso é considerado de maior qualidade. Existe uma técnica que permite que ele seja aplicado em locais pontuais do projeto.
Dicas na hora de aplicar
- Não coloque em pequenos detalhes, como textos ou vetores com linhas finas, pois podem ocorrer falhas durante o processo de gravação de tela e na aplicação;
- A aplicação é uniforme, por isso não é permitido utilizar nenhum efeito de sombreamento;
- É comum ocorrer uma variação de até 1mm na hora da impressão. Na hora de montar seu produto gráfico considere esta pequena oscilação;
- Não é recomendado o uso do efeito nas extremidades do material gráfico, porque pode descascar durante a utilização do produto;
- Verifique se a máscara que você quer utilizar se encaixa na arte criada.
—
Faça o seu verniz com a D’Arthy! Somos uma gráfica de alta tiragem, conhecida pelas soluções completas em acabamentos. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento: (11) 4446-4600 / darthy@darthy.com.br.